A partir deste mês, uma pequena quantidade de usuários do aplicativo Facebook Messenger deve começar a receber anúncios publicitários dentro de suas inbox do aplicativo de mensagens da rede social.

A iniciativa faz parte de uma expansão global de um teste beta do novo modelo de publicidade que foi iniciado em janeiro e mostrou “resultados promissores” em mercados como a Austrália e Tailândia.

Ao TechCrunch, o Facebook afirmou que o local onde estes anúncios deverão aparecer dependem de fatores como quantas janelas de conversa o usuário tem, o tamanho da tela do smartphone e a densidade de pixels do display – o objetivo é disponibilizar um número de peças publicitárias que não congestionem muito a interface do app e incomodem demais o usuário.

Reprodução/TechCrunch

Nos próximos meses, a nova ferramenta deverá ser disponibilizada globalmente para anunciantes. Segundo a empresa, os anúncios não levarão em conta as conversas dos usuários dentro do Messenger como estratégia de direcionamento de mídia.

Os anúncios poderão ser usados para levar usuários para a página de uma marca e produto ou para começar uma conversa em uma janela de chat com a empresa. As peças publicitárias não poderão ser desativadas da ferramenta, mas poderão ser escondidas ou reportadas, como já acontece com os ads normais do Facebook.