A semana começou aquecida na indústria de tecnologia com um embate entre dois dos maiores nomes do setor.

Após ter criticado pessoas que prevêem cenários “apocalípticos” por conta da evolução da inteligência artificial durante um bate-papo ao vivo transmitido pelo Facebook neste domingo (23), Mark Zuckerberg, CEO da rede social, recebeu uma réplica à altura na madrugada desta terça.

Em uma mensagem postada no Twitter, Elon Musk, CEO da Tesla – e um dos mais vocais problematizadores da inteligência artificial – afirmou que Zuckerberg tem uma “compreensão limitada” sobre o tema e suas implicações.

"Eu conversei com Mark sobre isso. Sua compreensão do assunto é limitada", escreveu Musk na rede social.

Na semana passada, Musk já havia pedido pela implementação de regulamentações prévias ao setor de inteligência artificial durante uma reunião com governadores dos Estados Unidos, alegando que a tecnologia tem o potencial de ser um “risco fundamental à existência da civilização humana” se evoluir sem barreiras.

Essa não parece ser uma opinião compartilhada pelo co-fundador do Facebook. Segundo o Mashable, Zuckerberg se disse “otimista” em relação à tecnologia durante sua fala do domingo.

"Eu acho que as pessoas que são negativas [em relação à inteligência artificial] tentam inventar esses cenários apocalípticos - eu simplesmente não entendo isso. Eu acho que é realmente negativo e, de certa forma, eu acho que é bastante irresponsável", afirmou o executivo do Facebook. "Se você está discutindo contra a inteligência artificial, então você está discutindo contra carros mais seguros que não terão acidentes, e você está discutindo contra poder diagnosticar melhor as pessoas quando estão doentes".