Mamilos são mais fáceis de se detectar do que discursos de ódio usando ferramentas de inteligência artificial, afirmou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, durante uma sessão de perguntas e respostas após a divulgação dos resultados financeiros da empresa.

Questionado sobre o papel de sistemas de inteligência artificial para o monitoramento de conteúdo ofensivo ou perigoso na rede social, Zuckerberg avaliou como "frustrante" o fato de que identificar discurso de ódio na plataforma ainda é mais difícil que nudez ou postagens de cunho criminoso – 99% do conteúdo relacionado a terrorismo, por exemplo, é filtrado sem a necessidade de notificações de usuários.

"É muito mais fácil construir um sistema de inteligência artificial para detectar mamilos do que para detectar discurso de ódio", afirmou o executivo (via Business Insider).

Ainda de acordo com Zuckerberg, tecnologias de AI precisarão de mais cinco a dez anos para amadurecer o suficiente para identificar discursos de ódio de forma eficiente.

Além das críticas às regras restritas do Facebook quanto à nudez, vale lembrar que as próprias ferramentas de AI utilizadas para detectar este tip ode conteúdo no passado eram problemáticas, apagando postagens de mãe amamentando seus filhos, por exemplo