A empresa canadense BlackBerry registrou um novo processo contra o Facebook, Instagram e WhatsApp por uma suposta violação de algumas de suas patente relativas ao seu serviço de mensagens, o saudoso BlackBerry Messenger.

Aberto nesta terça-feira (06), o processo afirma que a rede social de Mark Zuckerberg e suas subdivisões teriam criado "aplicações concorrentes" de mensagem usando propriedades intelectuais da BlackBerry.

"Temos um caso forte de que o Facebook violou a nossa propriedade intelectual e, após de vários anos de diálogo, também temos uma obrigação para nossos acionistas de buscar recursos legais adequados", afirmou Sarah McKinney, porta-voz da BlackBerry, em um comunicado à agência Reuters.

De acordo com o Mashable, o processo dá conta de quatro patentes de mensageiros que teriam sido violadas pelo Facebook, incluindo a notificação para mensagens não lidas.

"O processo da BlackBerry tristemente reflete o estado atual de seu negócio de mensagens", afirmou Paul Grewal, conselheiro geral do Facebook, em um comunicado enviado à publicação. "Tendo abandonado seus esforços para inovar, a BlackBerry agora procura taxar a inovação dos outros. Temos a intenção de lutar".