A Microsoft tentou abafar a concorrência ao lançar seu Xbox 360 antes dos demais consoles da nova geração. Não falta quem diga que o passo foi dado cedo demais - e exemplos para comprovar essa tese estão aparecendo. A fabricante de componentes Chartered Semiconductor, da Cingapura, anunciou que começará a produzir um chip menor para o videogame.

Uma das reclamações mais constantes dos usuários do 360 é que a potência dos gráficos exige um resfriamento constante do processador - e o sistema de ventilação é mais do que barulhento. O novo chip, além do tamanho, operará em uma temperatura menor. Segundo a Chartered, o novo processador possui uma tecnologia de semicondução que se chama Silicon-on-Insulator (SOI) de 65 nanômetros de tamanho. O atual tem 90 nanômetros.

Comenta-se, também, que o custo do novo chip será mais barato. Esse é outro problema da pressa da Microsoft - seus custos de produção do 360, altíssimos desde o final do ano passado, quando o console foi lançado, tendem a diminuir com o tempo. As primeiras unidades com o novo modelo chegam às lojas em 2007.

Leia mais sobre o Xbox 360