UFA!

Depois de muita lambança, susto no final do primeiro tempo e uma ajudinha providencial do juiz, o Brasil marcou seus primeiros três pontos na Copa. Não é preciso entender muito de futebol para ver que - mais uma vez - a seleção venceu, mas não convenceu. Como todo brasileiro tem um pouco de técnico, não posso fugir à regra e vou dar meu diagnóstico.

Todas as grandes seleções - ou as mais tradicionais - chegam à Copa como favoritas, porque, ao longo da história, construíram um eficiente estilo de jogo. A Alemanha, por exemplo, é uma equipe que aposta no jogo aéreo e na força física de seus atacantes. Não foi por acaso que, dos oito gols marcados contra a Arábia Saudita, seis foram de cabeça. A seleção italiana, que venceu o Equador com facilidade por 2 X 0, privilegia a marcação e o contra-ataque rápido. Nossos vizinhos da Argentina aliam raça e marcação ao indiscutível talento de seus jogadores.

A seleção brasileira não é diferente. Temos um padrão de jogo, nossos jogadores são habilidosos e, desde sempre, superam nossas dificuldades defensivas com dribles e gols.

A obsessão de Felipão pela forte marcação e a opção por um esquema tático que não faz parte da nossa tradição tem sido, na minha modesta opinião, um dos principais motivos dos constantes fiascos da seleção.

Não sou técnico de futebol e meus conhecimentos sobre esquemas táticos são primários. De qualquer forma, acho que o que vimos contra a Turquia não é - nem de longe - o famigerado futebol brasileiro.

PALPITE DA PRÓXIMA RODADA:
Jogos do dia 05/06:


Rússia X Tunísia - 3h30
Esse é uma incógnita. Deve dar Rússia!


Estados Unidos X Portugal - 6h
Portugal, ora pois!


Alemanha X Irlanda - 8h30
Como da última vez, eu disse que a Alemanha empataria sem gols e eles marcaram apenas OITO, amanhã eles vencem por 15 X 1! :-)