Quando todas as atenções estavam voltadas para o novo controle sensível a movimentos do Wii da Nintendo, a Sony abriu o jogo: o controle do PlayStation 3 tem um sistema de sensores similar.

Essa é a principal novidade saída da apresentação do PS3 na feira E3, que segue até sexta-feira em Los Angeles. Com um formato de bumerangue, disposição de botões praticamente idêntica ao do controle do PS2 (os auxiliares L2 e R2 agora são em formato de gatilho, como no Xbox), o acessório se diferencia justamente pelo sensor interno, capaz de perceber movimentos bruscos ou leves, para cima ou para baixo no ar. O teste do site GameSpot ocorreu com o game de nave Warhawk - e eles disseram que a resposta na tela é fácil, precisa e bastante intuitiva.

Três alterações fundamentais em comparação com o PS2 provavelmente se referem ao novo sistema de sensores: o controle agora é sem fio, mais leve e os tremores foram eliminados, porque poderiam afetar a jogabilidade. Sacudidas são geração passada, movimento é a nova geração, sintetizou Phil Harrison, vice-presidente executivo de desenvolvimento da Sony.

A E3 começou quente. Os sensores do PS3 vão dar o que falar. Tudo indica que a grande inovação do Wii pode ficar apenas no terreno do design, já que seu controle em forma de bastão é muito mais ergonômico que o bumerangue da Sony.