Um projeto pequeno com grandes planos. É assim que a Microsoft promove seu Ultra-Mobile PC, codinome Origami, um portátil com funções de PC que, especula-se, rivalizará com o PSP e o Nintendo DS no lucrativo mercado dos videogames de mão.

O interesse dos gamemaníacos foi atiçado nos últimos dias, quando calculadamente vazou na internet um vídeo promocional, no qual um jovem empolgado joga Halo no portátil, com gráficos intensos e alto processamento. A Microsoft admitiu que o vídeo é legítimo - mas disse também que trata-se de uma prévia velha, de 2005, e que as funcionalidades exibidas eram apenas para demonstração. No caso, o adorado jogo de tiro foi incluído unicamente por fazer parte do acervo de propriedades da companhia.

Mas o estrago já estava feito e a curiosidade aumentou a respeito do Origami - alimentada pelo site do projeto que a Microsoft colocou no ar, www.origamiproject.com, falando sobre mobilidade, interatividade, o tipo de coisa sem o qual a pessoa não sai de casa, etc. Na quinta-feira, aproveitando a feira CeBIT de tecnologia em Hannover, na Alemanha, a companhia deu mais alguns detalhes.

Primeiro, esclareceu que o aparelho não é um mini-Xbox, mas uma nova categoria de aparelho móvel para consumidores e homens de negócio. O Ultra-Mobile PC será fabricado por três empresas de hardware distintas, Asus, Founder e Samsung. O UMPC pesará uns 750 gramas, conterá disgo rígido de 30 a 60 Gb, uma tela touch-screen de dezessete centímetros de comprimento, mais tecnologia wi-fi e bluetooth. De acordo com o CNET News.com, o modelo Samsung sai ainda neste primeiro trimestre com processador Intel Celeron de 900MHz e custará cerca de 1.200 dólares. O mesmo site diz que os UMPCs da Asus e da Founder podem custar por volta de 800 dólares.

O lado entretenimento do Origami fica claro no site oficial - o aparelho se sincroniza com seu PC principal e baixa músicas, fotos e shows em qualquer lugar - e também nas parceria já oferecidas, como a associação com o site Movielink, que oferece em sistema pay-per-view downloads de filmes da Paramount, Universal, Warner Bros. e, ironicamente, Sony Pictures, da rival fabricante do PSP.

Quanto às potencialidades interativas, além do tal vídeo vencido de Halo, a Microsoft ainda faz segredo. A tela sensível ao toque sugere que os jogos podem concorrer diretamente com o Nintendo DS, mas falta saber qual a real capacidade gráfica do portátil para rodar games pesados.