Depois de ser apontada pelos radicais cristãos como uma enviada do demônio e responsável pela difusão da bruxaria entre os jovens, Joanne Rowling enfrenta agora uma nova acusação: a de não existir.

A idéia partiu da diretora de cinema Nina Grünfeld, que defende a teoria de que a série Harry Potter é escrita por um grupo de escritores fantasmas, e que a pessoa conhecida como Joanne Rowling é, na verdade, uma atriz. Os mentores do plano seriam a editora britânica Bloomsbury e o estúdio Warner Bros. Segundo Grünfeld, é impossível uma só pessoa escrever seis livros enormes no espaço de dez anos.

A teoria de Grünfeld baseia-se na produção da série Nancy Drew, cuja autora, Carolyn Keene, nunca existiu, sendo apenas o pseudônimo usado por um grupo de atores. Para a diretora norueguesa, a farsa de Harry Potter terminará quando a atriz que interpreta Rowling se cansar do papel e os autores verdadeiros por trás do pseudônimo sentirem necessidade de reconhecimento, numa repetição do escândalo Milli Vanilli.

A diretora também alega que a história de Rowling como uma mãe solteira desempregada que se tornou milionária foi criada para dar esperança a outras pessoas em situação similar e atrair a simpatia do público.

Na verdade, a própria Joanne Rowling já desmentiu alguns dos mitos divulgados sobre sua vida. Em uma entrevista para a TV, ela disse que jamais seria estúpida o suficiente para alugar um apartamento sem aquecimento, como foi largamente publicado.

Ela, de fato, escrevia num café, em Edinburgo durante o período de um ano em que viveu do seguro desemprego logo após voltar de Portugal. Mas, apenas porque sua filha adormecia mais facilmente durante a caminhada até lá. Quanto à criação de Harry Potter, ela está longe de ser instantânea. Apesar de dizer que Harry surgiu "pronto" numa viagem de trem, Rowling sempre aspirou ser uma escritora, e durante anos escreveu textos que considera "horríveis" e colecionou nomes interessantes, uma das características mais marcantes de sua série. Quanto ao tempo de produção, Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, tendo ficado pronto somente em 1995, prazo que está longe de ser considerado curto. O processo de ser aceito por um agente e encontrar uma editora interessada tomou ainda mais um ano. Outro ponto falho na teoria de Grünfeld é a demora de três anos para a publicação de O Cálice de Fogo. Há anos a série Harry Potter é considerada responsável pela saúde financeira das editoras envolvidas, com seu lançamento sendo citado nominalmente nos balanços da americana Scholastic como previsão de lucro. É improvável, diante disso, que a Warner e a Bloomsbury atrasassem seu cronograma dessa forma.

O tradutor da versão norueguesa de Harry Potter, Torstein Bugge Høverstad, considera a idéia de sua compatriota absurda. Segundo ele, vários pontos fracos que consistentemente aparecem em todos os livros provam que há apenas uma pessoa escrevendo-os. O editor local, que já se encontrou com a autora, também considerou a idéia divertida, porém, absurda. Resta saber o que a própria Rowling, que divide os boatos a seu respeito em várias categorias em seu site oficial, vai dizer da idéia de que ela e sua vida não passam de uma farsa.

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