Sucesso de vendas no Japão, onde se tornou o console que mais rápido se vendeu na história, o portátil Nintendo DS ganhará um upgrade no dia 2 de março.

Na verdade, como diz seu novo nome, Nintendo DS Lite, a atualização está mais para lipoaspiração. Mais leve (218 gramas contra os antigos 275 gramas), menor (1,5 centímetro a menos de lado, 1,1 centímetro a menos de altura, com o aparelho fechado) e mais fino (a espessura, também com o aparelho fechado, passou de 2,8 para 2,1 centímetros), ele concentra a maioria das mudanças no formato, não nas funções.

Assim, a tela dupla, o touch screen, o microfone acoplado e a conexão Wi-Fi permanecem os mesmos. Uma das novidades são os novos quatro níveis de luminosidade da tela e o reposicionamento dos botões: o microfone e o liga-desliga foram realocados para o vão entre as telas, e o start e o select, menores, passaram para baixo. Na primeira imagem divulgada pela companhia, a carcaça do portátil não é mais metálica, mas branca. A Nintendo não divulgou se essa será a cor padrão.

O preço é um pouco maior: 16.800 yen (145 dólares) contra 15.000 yen (130 dólares) do DS original. Não há planos de lançamento na Europa, nem nos EUA.