Com a estréia do Revolution marcada para maio de 2006, na próxima edição da feira E3, a Nintendo intensifica o suspense ao redor de seu console da próxima geração.

Shigeru Miyamoto, criador do Mario e de Legend of Zelda e um dos gurus da casa, compareceu à Digital Interactive Entertainment Conference, em Kyoto, no Japão, e disse que existe mais mistério envolvendo o controle do console do que já foi revelado até aqui. O controle do Revolution ainda tem um outro segredo, mas isso é algo que nós só vamos revelar no ano que vem, disse ele.

Em setembro o controle começou a ser mostrado. Parece um controle-remoto de televisão: direcional em cruz logo abaixo do liga-desliga, botão A na frente e B no verso, dois a e b menores na frente, mais select, start e home. Nada a ver com o abecedário sem fim do controle do GameCube. Pelo contrário, a idéia é simplificar - e estender a diversão a toda a família na sala de estar. A novidade é o sensor na ponta do controle que reconhece movimentos no ar - como mostra uma propaganda que a Nintendo circulou durante a apresentação, com vários grupos diante da TV, entre eles um jovem tocando bateria no ar e um senhor puxando o controle como se estivesse fisgando um peixe.

Miyamoto reiterou durante a entrevista pontos em que já havia tocado. Disse que a idéia é introduzir uma maneira mais efetiva e divertida de jogar. Como exemplo, ele citou o controle opcional em forma de nunchaku, que servirá aos jogos de tiro em primeira-pessoa. Os jogadores, diz ele, poderão usar a mão esquerda para se movimentar e a direita para os comandos de ação. Agora, o que mais a Nintendo esconde?

Leia mais sobre o Nintendo Revolution