Sexta à tarde chegou um e-mail do pessoal da Editora Barracuda, companhia nova, mas que já vem fazendo um respeitável barulho no mercado. Estão no seu catálogo pérolas do urderground como Confissões de uma groupie: Im with the band, de Pamela des Barres, Serge Gainsburg: um punhado de gitanes, de Serge Gainsburg, e Coração envenenado: Minha vida com os Ramones, de Dee Dee Ramone e Veronica Kofman.

O diferencial deste e-mail em relação a tantos outros que recebemos todos os dias de diferentes pessoas era o seu triste conteúdo. A mensagem foi escrita para comunicar o falecimento de Edward Bunker, escritor que teve dois de seus cinco livros lançados pela Barracuda e foram comentados na coluna Bookends.

Segue a mensagem:

Edward Bunker, escritor, roteirista e ator, faleceu, na terça-feira, 19 de julho, de causas naturais, após cirurgia, no St. Josephs Medical Center em Burbank, Califórnia. O escritor e ex-presidiário de 71 anos e sofria de câncer e diabetes.

Bunker nasceu e foi criado em Hollywood, passou por diversos centros de correção juvenil e cumpriu pena em San Quentin. Ele deixou a prisão em 1975, mas passou praticamente todo o período anterior encarcerado, com exceção da primeira parte de sua infância. O escritor tinha 17 anos quando foi para San Quentin pela primeira vez.

Foi na prisão que Bunker descobriu a literatura e se tornou um leitor ávido. Sua primeira máquina de escrever foi um presente de Louise Fazenda Wallis, esposa de Hal Wallis e sua protetora, enquanto cumpria pena. Sua vida e as pessoas que passaram por ela foram de grande contribuição para seus livros, Nem os Mais Ferozes, Cão Come Cão, Little Boy Blue e Animal Factory e sua autobriografia Education of a Fellon*.

Nem os Mais Ferozes, seu primeiro filme a chegar às telas, sob o título Liberdade Condicional (1978), foi estrelando Dustin Hoffman e dirigido por Ulu Grosbard. Animal Factory (2000), roteirizado para o cinema pelo próprio Bunker, contou com a direção de Steve Buscemi e a atuação de Willem Dafoe and Edward Furlong. Seus outros dois romances também foram transformados em roteiros pelo próprio autor, mas ainda não têm previsão de lançamento.

No cinema, Bunker atuou em Expresso Para o Inferno (1985), de Andrei Konchalavsky, Uma Longa jornada (1980), Shadrach - Um Sonho Proibido (1998), entre outros, e, mais recentemente, em The Longest Yard (2005), ao lado de Adam Sandler and Burt Reynolds. Sua atuação mais lembrada é o personagem Mr. Blue em Cães de Aluguel (1992), de Quentin Tarantino.

Edward Bunker foi casado com Jennifer Steele por 22 anos e deixa um filho, Brendan, de 11 anos. Ed considerava Brendan seu maior feito e dedicou suas memórias a ele.

* A Editora Barracuda lançou Cão Come Cão e Nem os Mais Ferozes no Brasil em 2004 e trabalha o lançamento dos três outros títulos para o mercado nacional.