Capa japonesa de Harry Potter
e o Prisioneiro de Azkaban

O governo japonês iniciou um processo contra Yuko Matsuoka, editora e tradutora da série Harry Potter no Japão, exigindo que ela pague mais de seis milhões de dólares em impostos atrasados.

A pequena editora fundada pelo marido de Matsuoka, a Say-zan-cha Publications, adquiriu os direitos de publicação de Harry Potter antes que as grandes empresas percebessem o que tinham nas mãos. A série transformou a editora, no apartamento de Matsuoka, em uma megaempresa.

Matsuoka alega que não efetuou os pagamentos dos impostos japoneses por residir na Suíça desde 2001. O governo japonês, no entanto, afirma que ela passou a maior parte do tempo no Japão. Os impostos referem-se a ganhos superiores a trinta milhões de dólares ou 3,5 bilhões de ienes nos últimos três anos. O caso está nas mãos dos governos suíço e japonês, que definirão onde efetivamente Yuko Matsuoka deve recolher seus impostos.

Paralelamente, a edição em capa mole de Harry Potter e o Enigma do Príncipe chegou às livrarias nos Estados Unidos. Apesar das vendas recordistas da versão em capa dura, mais dois milhões de cópias do sexto volume foram impressas e serão vendidas a 9,99 dólares - e espera-se que cheguem ao topo da lista de mais vendidos nos próximos dias. Todos os cinco livros anteriores da série chegaram ao primeiro lugar em vendas quando foram lançados em brochura, com os três primeiros permanecendo no topo por um período mais longo do que a versão em capa dura.

Rumores e comentários indicam que o sétimo livro da série pode ser lançado em julho de 2007.

Leia mais sobre Harry Potter