Durante o anúncio de seu balanço trimestral, a Take-Two Interactive falou sobre o cronograma futuro da série Grand Theft Auto - e sobre como a instabilidade da Sony em relação ao lançamento do PS3 pode afetar o trato de exclusividade.

Como parte das contas de seu ano fiscal de 2006, que se encerra no último dia de outubro, a companhia disse que está preparando uma sequência de um sucesso da Rockstar para a atual geração de consoles, em referência à sua subsidiária Rockstar Games, que desenvolve títulos como GTA, Max Payne, Warriors e Manhunt. Anunciou também que um novo game da série GTA sairá para PSP até outubro.

Aí começa a discussão. Fim de outubro é uma janela de lançamentos nada desprezível, e o fato da Sony prometer o PS3 nos EUA apenas para novembro afetará a contabilidade do atual ano fiscal da Take-Two. Desde que a Rockstar lançou Grand Theft Auto III para PS2 em 2001, nenhum outro console da concorrência (leia-se Xbox) furou a exclusividade - com a exceção café-com-leite de GTA Advance, de 2004, para Game Boy Advance. A fidelidade agora será colocada à prova.

Na coletiva do balanço, analistas questionaram o CEO da Take-Two, Paul Eibeler, sobre o assunto. Perguntado se o PS3 terá exclusividade, disse que nossos rapazes estão muito, muito empolgados com a oportunidade que a próxima geração de hardware apresenta. Isso significa que o Xbox 360 pode ser contemplado? Tudo é possível - mas, você sabe, de qualquer modo será o que se espera de um grande produto da marca Grand Theft Auto, respondeu Eibeler.

Oficialmente, a Take-Two apenas promete que para o ano fiscal de 2007 [que começa em novembro próximo] a companhia antecipe uma escalação robusta saída da Rockstar Games, incluindo sequências das franquias de maior sucesso da casa. Quanto à chance de emplacar algum título na estréia do PS3, Eibeler mostrou-se cético: Em relação a quando o PlayStation 3 será realmente lançado... nossa bola de cristal não consegue responder, e nós certamente esperamos da Sony informações futuras sobre isso.