Daddy Warbucks

A revista norte-americana Forbes, voltada para o mundo empresarial, anunciou esta semana a segunda edição da Forbes Fictional Fifteen - a lista dos 15 maiores bilionários da ficção.

A primeira edição, que tinha Papai Noel no topo, foi divulgada em 2002. Na nova versão, o bom velhinho saiu da lista. E por um bom motivo: os jornalistas receberam cartas de crianças dizendo que ele não é um personagem ficcional.

Os jornalistas Michael Noer e David M. Ewalt estimam as fortunas dos listados com base em seus excêntricos hábitos, às vezes com algum toque da realidade.

O novo líder da lista é Oliver Daddy Warbucks, pai adotivo da Pequena Órfã Annie. Os jornalistas apontam que suas indústrias, que fornecem armamento para o exército dos EUA, tiveram um crescimento gigantesco em função da guerra com o Iraque. Daddy tem uma fortuna estimada de 36,2 bilhões de dólares.

C. Montgomery Burns, o magnata de Os Simpsons, fica em segundo com 16,8 bilhões. Tio Patinhas, veja só, só entra em terceiro, com 10,9 bilhões - mas por um bom motivo: seguindo tendências recentes, doou parte de sua riqueza à Fundação Bill e Melinda Gates.

O Riquinho (10,7 bilhões) estava em segundo lugar na última lista, mas gastou uma boa grana construindo escolas em ouro maciço na Indonésia. Jed Clampett (7,7 bilhões), da Família Buscapé, estréia na lista em quinto. Mr. Monopoly (7,1 bilhões), o símbolo do jogo Banco Imobiliário, também aparece pela primeira vez. Os quadrinhos de heróis também mostram sua grana: Bruce Wayne (6,8 bilhões), em sétimo, é seguido por Tony Stark (3 bilhões).

O Príncipe Abakiliki da Nigéria (2,8 bilhões), nono lugar, provavelmente já lhe enviou um email contando sobre como seu pai foi deposto e ele tem uma conta de 50 milhões esperando para serem retirados de um fundo de investimento para o amigo que responder sua mensagem.

Thurston Howell III (2,7 bilhões), de A Ilha dos Birutas, está em décimo. Willy Wonka, apesar de seus bizarros métodos gerenciais, mostra seus 2 bilhões como décimo-primeiro. O ricaço do mundo de Harry Potter Lucius Malfoy tem uma fortuna estimada em 1,3 bilhão. Ganha de Tony Scarface Montana e de Lara Tomb Raider Croft (ambos com 1 bilhão).

Quem encerra a lista é ninguém menos que o encanador Super Mario, que acaba de juntar seu primeiro bilhão em moedinhas.

A Forbes passará a editar sua lista anualmente a partir de agora. Como será que 2007 vai mexer com a fortuna destes e outros grandes bilhardários imaginários?