World of Warcraft

Os jogos conhecidos como MMORPG (Massively multiplayer online role playing games), games de criação e desenvolvimento de personagens em universos amplos, povoados por milhares de jogadores simultâneos via internet, frequentemente são alvo de críticas de especialistas em comportamento. Até hoje, porém, muito pouco foi estudado a esse respeito, com as opiniões sem muito embasamento científico.

Mas como as multidões que apreciam o gênero crescem de maneira impressionante (só o World of Warcraft, por exemplo, tem 7,5 milhões de jogadores no mundo todo), estudos sérios começam a ser desenvolvidos - com resultados preocupantes.

A Universidade Nottingham Trent, na Inglaterra, conduz um desses programas de estudos e recentemente divulgou suas primeiras descobertas. A equipe pesquisou 7 mil indivíduos que habitualmente entram em servidores de jogos online e descobriu que 12% deles exibem três ou mais sintomas atribuídos ao comportamento de dependentes.

O chefe do departamento de estudos garante que o jogo online causa vício pois não tem um desfecho, algo que cause uma sensação de "missão cumprida" e que faça as pessoas desligarem o aparelho com satisfação. "Como o jogo nunca se desliga e não é possível nem pausá-lo a sensação de imersão é constante. Dá pra entender porque essa parcela dos jogadores é fisgada e não tem vontade de sair", disse o especialista ao site GameSpot.

Felizmente, existem também vários aspectos positivos atribuídos aos jogos, como o desenvolvimento de uma melhor tempo de reação e a coordenação motora apurada. O professor também aponta os games como excelentes maneiras de distrair doentes em tratamento ou como ferramentas de ensino.

A discussão promete continuar por muito tempo e novas descobertas devem ser divulgadas conforme novos grupos de estudo surgem pelo mundo. Aguardemos tais respostas tentando passar de fase ou evoluir personagens.