Quatro anos e meio depois de ter anunciado o desenvolvimento de Quake IV, enfim a Activision coloca o jogo, em sua versão para PCs, nas lojas dos Estados Unidos. O título para o vindouro Xbox 360 ainda não tem a sua data de lançamento definida.

Pela primeira vez na franquia de tiro em primeira pessoa, a id Software não respondeu diretamente pela criação do jogo. Cuidou apenas da supervisão, e o desenvolvimento ficou com a Raven Software. Porém, todo o engine - programa utilizado para dar vida ao game - é da id. É o mesmo sistema que foi empregado em Doom 3.

Na nova história, a mitologia dos games anteriores se preserva. Até aqui, a Terra fora alvo de uma corrida alienígena. Os Strogg são guerreiros cibernéticos que alimentam a sua metade animal com a carne encontrada em civilizações e espécies logo aniquiladas. Para defender a Terra do ataque de tais criaturas, uma armada foi enviada ao campo de batalha na própria casa do inimigo. Em Quake II esse ataque parecia ter surtido efeito, mas no quarto jogo descobre-se que os Strogg se reagrupam rápido. Em sua nova investida no planeta Stroggos, o exército encabeçado pelo mariner Matthew Kane terá à mão uma nova série de veículos e um vasto arsenal bélico.

Além do jogo para uma pessoa, o game oferece as tradicionais disputas múltiplas, similares às de Quake III: Arena, de 2000. Visite o site oficial.