No estande da Electronic Arts na Comic-Con pude testar duas fases inteiras de Battle Forge, um novo jogo de estratégia em tempo real da empresa ainda em versão beta.

Para o título, a EA, que já tem uma das melhores franquias do gênero, Command & Conquer, optou por um caminho radicalmente diferente. Deixou de lado a alta curva de aprendizado exigida por C&C e optou por um game mais amigável, de fácil aprendizado, e que mistura elementos de jogos de cartas colecionáveis ao consagrado gênero.

battle forge

None

Em Battle Forge qualquer um pode começar a jogar em poucos minutos. O tutorial é facílimo e os comandos são bastante intuitivos. A administração de recursos é quase inexistente (você não precisa construir usinas para gerar energia) e a criação de unidades não é determinada por atualizações de estruturas. Todos os pontos que você precisa para avançar no jogo são obtidos alcançando pontos-chave no tabuleiro. Ou seja, basta chegar a uma usina para começar a usar a força dela. Já as unidades são geradas por cartas que vão sendo destravadas conforme torres mágicas são encontradas. Para usá-las basta selecionar a carta e clicar em qualquer lugar do cenário. Assim um exército inteiro pode ser formado em poucos segundos.

O cenário é de fantasia e há até mesmo um chefe de fase e alguns desafios lógicos básicos. Todas as unidades são bastante fáceis de controlar e em minutos é possível começar a construir as armas de destruição em massa, monstros gigantes e alguns realmente colossais - dotados de poderes especiais para destruição de estruturas, etc.

Trata-se, portanto, de um game para principiantes no gênero RTS (Real Time Strategy), que pode começar a formar jogadores para produtos mais avançados da empresa, como o próprio C&C ou a série de O Senhor dos Anéis. Além de ser muito divertido.

Battle Force terá suporte online a batalhas entre até doze jogadores - que poderão até mesmo trocar cartas. O lançamento está previsto para o final do ano para PCs.

Confira um trailer abaixo: