Lorne Lanning

A produtora de games Oddworld Inhabitants, que produziu alguns dos mais viciantes jogos de ação e quebra-cabeça dos anos 90, como o Abes Exoddus para PS1, está se aventurando pelo cinema.

Não apenas isso. O co-fundador da companhia, Lorne Lanning, decidiu afastar um pouco a Oddworld da indústria dos games para se concentrar exclusivamente em Citizen Siege, um thriller futurista que ele mesmo dirigirá.

A animação tridimensional, com orçamento calculado em 40 milhões de dólares, tem soturno fundo político. Na história, a Terra é governada pelas corporações e o personagem principal, um expatriado, retorna para casa apenas para encontrar tudo transformado, com sua identidade legalmente autorizada a ser possuída por outro.

Lanning terá como parceiro a Vanguard, de John Williams, o produtor de Shrek. A companhia cuidará de boa parte do processo de animação em seu estúdio em Vancouver, no Canadá. No momento Lanning procura uma distribuidora de games que aceite lançar a versão para consoles do filme. Em entrevista, o diretor diz que Citizen Siege está sendo pensado como uma obra que se complementa no cinema e nos games.

Enquanto isso, o universo Oddworld está mesmo parado. O último jogo da série, Strangers Wrath, saiu para Xbox em 2005.