Há muito tempo, no longínquo ano de 1999, o estadunidense Shawn Fanning, então com 19 anos, inventou o Napster - primeiro programa de compartilhamento de músicas que pegou de verdade na internet. Fanning agora quer investir nos games.

Segundo a BussinessWeek, ele está criando o Rupture, uma comunidade virtual para jogadores de RPGs online. Um título em especial está na mira do Rupture: World of Warcraft, um dos mais populares, se não o mais popular, game do gênero, com quase 8 milhões de jogadores cadastrados ao redor do mundo.

A idéia surgiu quando Fanning percebeu que a comunicação entre os usuários de WoW não era a ideal. No Rupture ele pretende criar uma rede social. Usuários poderão dividir chats enquanto jogam, acompanhar o progresso dos amigos, organizar times e, quem sabe, incentivar trocas de experiências na vida real.

Não é a primeira vez que isso acontece, tentar transferir o virtual para o real. Um site de encontros, World of Datecraft, ofereceu a jogadores a chance de se encontrar na realidade, organizando pares de acordo com a afinidade de cada um. O romance, iniciado em julho, durou pouco. Como tudo que envolve terceiros, a produtora de WoW, a Blizzard Entertainment, mandou fechar o Datecraft.

A companhia não se pronunciou ainda, mas não é difícil prever o mesmo destino para o Rupture. A diferença é que Fanning conhece não só de web como de tribunais.

Leia mais sobre World of Warcraft