A revista científica estadunidense Journal of Consumer Research publicou na sua edição de outubro um estudo sobre a resposta da audiência a uma da grandes dúvidas dos marketeiros de Hollywood: Rambo II ou Rambo: A Missão? Números ou nomes têm apelo maior?

A Missão, concluíram os professores de Marketing Sanjay Sood (UCLA) e Xavier Drèze (University of Pennsylvania). Continuações com um novo nome ou subtítulo são melhor recebidas do que as que apenas colocam um 2 (ou 3, ou 4...) após o título original, de acordo com a pesquisa.

O experimento consistiu em entregar sinopses de dois filmes a diferentes grupos de pessoas: o de Daredevil 2 ("Demolidor 2") e o de Daredevil: Taking it to the Streets (algo como Demolidor: Ação nas Ruas). Os que foram expostos ao segundo título passaram mais tempo lendo a sinopse, lembraram mais de trechos e deram notas mais altas ao filme fictício.

A hipótese seguinte, comprovada em outro experimento, sugeriu que os públicos tendem a ver o filme com título numérico como um clone do seu anterior, sendo necessário, portanto, uma sinopse mais estimulante para cativá-los.

O co-autor Sood, em entrevista ao New York Times, comentou que se James Bond estivesse em James Bond 22, ou seja lá qual for o número em que estejam, as pessoas provavelmente estariam bem menos interessadas.

Hollywood e seu público parecem ter opiniões variadas sobre o assunto. Cada Guerra nas Estrelas teve um nome, todos com sucesso estrondoso. Homem-Aranha 2, porém, é uma das maiores bilheterias da história do cinema, e Homem-Aranha 3 (sem subtítulo) vem aí. Nem todo 007 se dá bem. E a continuação de Batman Begins será The Dark Knight.

Num mercado em que algum arremedo a mais de interesse do público significa milhões de dólares, é provável que a tese de Sood e Drèze comece a ser aplicada imediatamente.