A safra não é das melhores, mas não precisava exagerar. Um dono de cinema em Hoopeston, Illinois, decidiu fechar a casa por duas semanas porque só estava passando porcaria.

Sexta-feira passada Greg Boardman, dono do Lorraine Theatre, abriu o cinema pela primeira vez, depois de 14 dias de recesso. Construído em 1922, o Lorraine é um antigo edifício luxuoso, que passou por reformas, ao longo dos anos, para acomodar as novas tecnologias de exibição. Nas duas semanas em que esteve fechado, Boardman decidiu que não pagaria os funcionários do cinema. A população de Hoopeston é de 5.800 pessoas - e a comunidade respondeu com insatisfação à decisão do dono do cinema.

Não há nada em cartaz por aí que mereça ser exibido, disse ele em entrevista à rede de notícias NPR. No caso, Boardman se refere às produções comerciais. Tenho um outro cinema na vizinhança que está exibindo um festival de cinema coreano e semana que vem passará The Science of Sleep. Mas eu não posso exibir filmes de arte como Little Miss Sunshine no Lorraine porque eles não se pagarão. Eu já exibi filmes franceses no Lorraine, mas as pessoas saíam quando percebiam que tinha legendas, argumenta.

Reaberto, o cinema escala, entre outras produções, o drama esportivo Invincible e a animação O bicho vai pegar.