A cada passo no desenvolvimento de Halo 3, a Bungie faz questão de informar os fãs. Nos últimos dias, segundo o site oficial da companhia, ocorreram testes do modo para um jogador (os testes do multiplayer mode começaram há dois meses). E não é só isso.

Segundo Frankie OConnor, um dos responsáveis pelo conteúdo no Bungie Studio, ainda que os gráficos não estejam finalizados, a jogabilidade pode ser testada plenamente. Ele exalta a capacidade do Xbox 360, console para o qual o jogo está sendo desenvolvido, em desenvolver a inteligência artificial dos personagens no momento da ação. Isso vale para os aliados humanos, mas é mais notável, neste primeiro estágio, no comportamento dos inimigos, avaliou.

Ele exemplifica: Hoje, eu juro que vi algus Grunts fazendo o clássico movimento de pinça [cercando pelos flancos para fechar saídas à frente e atrás] para me prender em um cânion estreito. Mais detalhes são escasso sobre o restante dos testes. Eu nunca havia escutado tantos gritos aterradores durante um teste de jogo antes. E nem tantas risadas.

OConnor comentou que algumas das armas clássicas, como o rifle sniper Covenant, ganharão um tipo de plástica. Eu quis voltar e fazer tudo melhor, emendou no site o designer de armas Tom Doyle. Eu quis empatizar o poder de fogo da Covenant na nova versão, então estamos adicionando alguns detalhes que realmente mostrarão a energia da arma.

No início de maio, durante a E3, foi exibido um trailer que mostrou alguns dos avanços gráficos. O vídeo, que exibia o herói Master Chief na planície africana tomada de estruturas metálicas e cruzadores aliens, era bem realista - e segundo a Bungie aquilo não era só um vídeo, mas cenas do próprio jogo, com renderização de alto nível.

O lançamento de Xbox 360 está previsto para 2007. Antes disso, a HQ Halo: The Graphic Novel será lançada entre os dias 20 e 23 de julho, na San Diego Comic Con. Até que é um tiragosto razoável para quem não consegue esperar.

Leia mais sobre Halo