A Nintendo equipou seu novo videogame, o Wii, com um controle que percebe movimentos no ar via sensores óticos e giroscópicos. A Sony, para não ficar atrás, arrumou uma solução meia boca e instalou um giroscópio - tecnologia que, sozinha, não é novidade - nos controles do PlayStation 3. Como os dois consoles serão lançados só no final do ano, dá tempo de mexer nesses detalhes mencionados. Mas e o Xbox 360, que a Microsoft lançou em novembro de 2005 e que não tem nada dessa história de reconhecer movimentos?

Para Bill Gates não faz diferença. Em entrevista à MTV News, ele deu a entender que o console da sua companhia não sairá derrotado dessa disputa. [Os sensores] são algo que não é essencial à maioria dos jogos, defende-se, com a autoridade de quem tentou há alguns anos inventar um controle com giroscopia, o Sidewinder Freestyle Pro, mas que não pegou.

É difícil porque às vezes você mexe o controle sem querer e não pretende que se reflita no jogo. As pessoas não são tão boas em ficar completamente paradas. Mesmo pilotos sentam nas suas cadeiras quando controlam o vôo. Então ainda há muito a se aprender sobre esses controles, disse.

Evidentemente, Gates defendeu o tipo de interatividade em que a família Xbox se especializa: o jogo via rede, a ligação com milhares de pessoas ao mesmo tempo, e não apenas o divertimento sozinho. Cutucado, ele entrou num assunto que atiça muita gente: a Microsoft entrará no mercado dos portáteis? O presidente e co-fundador da Microsoft diz que esse tipo de aparelho deveria ser um tudo-em-um que reúne mídia, telefone e games e pudesse ser carregado para todo o lado no bolso da calça - e arrisca que o mundo ainda não está pronto para um aparelho que reúna todas essas necessidades.

Voltando ao assunto da guerra dos consoles, a balança pode pesar não só no quesito hardware mas, principalmente, na questão dos preços. A Nintendo acaba de confirmar rumores de que o Wii não custará mais do que 250 dólares nos Estados Unidos. Como um Xbox 360 básico custa 300 (o aparelho acompanhado do imprescindível disco rígido custa 400) e o PS3 não deve sair por menos de 500 dólares, não é difícil ver quem leva vantagem - ao menos no começo dessa corrida da próxima geração, quando o custo de produção dos mais avançados PS3 e Xbox 360 ainda é altíssimo.

Leia mais sobre o Wii (ex-Nintendo Revolution)