O jogo de tabuleiro Banco Imobiliário ganhou uma reformulação modernosa. E criticadíssima. A edição Here & Now de Monopoly, nome do jogo nos EUA, que a Hasbro lançou há pouco, traz novas ruas, novas pecinhas – agora você joga com uma xícara do Starbucks, um laptop, um celular, um saco de McFritas – e preços BEM mais altos. Tudo de acordo com os novos desejos, símbolos e alegrias consumistas dos norte-americanos.

As ruas do jogo original, lançado em 1935, eram baseadas em endereços reais da cidade de Atlantic City, New Jersey. Na nova edição, são somente endereços famosos de todo o país, escolhidos numa votação online. Tem a Times Square, a Rodeo Drive, a praia de Waikiki, estádios de baseball e pontos históricos.

Sorte ou revés? Você ganha dinheiro nas cartas se "você é um concorrente com boas chances num reality show" ou se "você dirige um carro híbrido".

Companhia Ferroviária, Companhia de Aviação? Agora você compra o aeroporto. Ou um provedor de internet. Ou uma empresa de telefonia celular.

E os preços? São para encher os olhos: US$ 1 milhão pelo Arco de St. Louis , US$ 3,4 milhões pela Casa Branca, US$ 2,4 pela Disney World...

Mas não se assuste. A cada passada pelo ponto de partida você leva US$ 2 milhões.

A versão Here & Now já havia sido lançada na Inglaterra e em outros países europeus em 2005. Por lá, já existe uma edição ainda mais avançada: a Electronic Banking Edition. Esqueça as cédulas coloridas, porque suas transações são todas feitas em Cartões Visa.

A Hasbro jura que as empresas cujos logos adornam o jogo – as pecinhas de celulares Motorola, as McFritas, o carro Toyota – não pagaram para estar ali. A fabricante diz que elas são importantes para representar o cenário econômico atual, que é a proposta da nova edição.

Mas a iniciativa atraiu críticas como a da ONG Commercial Alert, que se opõe à comercialização da cultura norte-americana. A organização recomenda que os pais boicotem o jogo neste Natal e diz que "a Hasbro tirou um dos valores primários do seu produto. Digam o que disserem sobre Monopoly, pelo menos ele mostrava às crianças a importância da poupança e de investimentos. Agora ele promove o consumismo.".