Uma escritora chilena que estreou na internet escrevendo sua versão das aventuras de Harry Potter acaba de lançar seu primeiro livro.

La Septima M (O Sétimo M) foi escrito por Francisca Solar, uma estudante de jornalismo de 23 anos. O livro - que segue uma série de suicídios misteriosos de jovens na cidade fictícia de Puerto Fake - foi lançado na Feira de Livros de Frankfurt pela editora Random House.

A moça fez sucesso na rede com Harry Potter e o Declínio dos Altos Elfos, uma versão de fã para o sexto volume da série criada por Joanne Rowling. Solar decidiu escrever sua versão depois de ficar desapontada com o quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, que gerou controvérsia por mostrar o herói em uma séria crise emocional e dado a explosões de temperamento. A seqüência escrita por Francisca Solar atraiu 80 mil leitores e elogios de vários pontos do mundo.

Sem modéstia, a chilena disse em uma entrevista à BBC que sua versão do sexto volume é mais rica que Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Em sua opinião, isso acontece porque sua história dá ao leitor acesso aos sentimentos e pensamentos de todos os personagens, enquanto Joanne Rowling mostra apenas o que se passa na mente de Harry. A estudante, que assinou contrato com a Random House para escrever três livros, disse ter recebido mensagens que diziam que sua história era melhor que o sexto livro oficial.

A Random House, no entanto, garante que procura algo novo com a trilogia iniciada por La Septima M - e não outra Joanne Rowling. Não é segredo, no entanto, que o mercado editorial busca ansiosamente por outro autor capaz de gerar novos leitores com a mesma capacidade de Rowling, e também capaz de criar um universo que atraia leitores de diversas faixas etárias.

As histórias criadas por fãs, ou fanfics, já eram escritas nos anos 1920 e 1930, quando leitores de Jane Austen (Orgulho e Preconceito) publicavam histórias baseadas nos personagens da autora. O fenômeno ganhou força com Jornada nas Estrelas, nos anos 60, e acelerou com o nascimento da internet. Praticamente todos os seriados de TV em exibição ou cancelados possuem histórias escritas por fãs espalhadas pela rede.

Para outros fãs de Harry Potter a chance pode vir do agente que descobriu Joanne Rowling. A Christopher Little Literary Agency criou um prêmio anual destinado a estudantes do último ano de literatura. O trabalho vencedor receberá 1.500 libras (cerca de 6 mil reais) e um contrato de representação.

Assim como a Random House, a Christopher Little também avisa que não procura um clone de Joanne Rowling. Basta ter o mesmo sucesso...