A Apple apresentou esta semana uma nova versão do seu desejado tocador de música digital portátil, o iPod, e um celular com seu software tocador de música digital, o iTunes.

O iPod Nano chega ao mercado para substituir o iPod Mini. Não apenas isso, mas para superá-lo. O novo aparelho é 62% menor que o anterior sem perder em capacidade de armazenamento de dados e vem com um visor colorido onde podem ser mostradas as capas dos discos e fotos. Pesando apenas 42 gramas e mais fino que um lápis, o iPod Nano vem nas clores branco iPod e preto.

Mas o que toda a mídia estava esperando era o anúncio do primeiro celular a funcionar como um iPod. Parceria da Apple com a Motorola e a operadora Cingular, o aparelho decepcionou um pouco. Quem esperava por um celular branco, com grande capacidade para armazenamento de músicas, a possibilidade de comprar mp3 pelo celular e o esperto menu acessível por um intuitivo círculo quebrou a cara.

Porém, em matéria publicada hoje no New York Times, o especialista David Pogue testou e aprovou outras características do Rokr E1, como a facilidade de ouvir música e receber ligações. Pogue destacou a qualidade das músicas tanto nos fones de ouvido como quando tocada no aparelho. Sobre a limitada capacidade de apenas 100 músicas, o crítico escreveu que passa a ser uma vantagem pois torna mais rápido o acesso às músicas utilizando o menu do iTunes.

E de novidade em novidade o chefão da Apple, Steve Jobs, vai mantendo sua empresa entre as mais quentes do mercado.