Todo macmaníaco passou o dia de ontem esperando pelo anúncio de Steve Jobs na feira MacWorld Expo, em São Francisco. O boato mais forte era de que o chefão da Apple finalmente mostraria o iPhone, aparelho que colocaria a empresa no ramo da telefonia móvel.

Mesmo quem já esperava se surpreendeu. O iPhone junta as funções de um iPod com a de um celular e continua indo além. Ele serve para armazenar sua agenda de contatos e compromissos e ainda navega pela rede usando recurso wi-fi. O sistema operacional e o navegador são os da Apple, respectivamente o Mac OSx e o Safari, e permitem que o usuário faça o que quiser, desde receber e enviar e-mails a ler as últimas notícias.

Todas estas funções são feitas aos toques do dedo em uma tela com função touch-screen e um teclado inteligente que adivinha as suas palavras. E existe ainda um sensor que identifica se você está utilizando o aparelho na horizontal ou vertical e o ajusta ao que você está fazendo. Assim, é possível dedilhar as capas dos discos (como se faz no iTunes), ver as fotos e navegar pela internet.

A tela do iPhone terá 320x480 pixels e a câmera digital (obrigatória em qualquer celular hoje em dia) é de 2 megapixels. O que diferenciará as duas versões é o tamanho de seus HDs, que têm capacidade para 4 ou 8Gb, a preços de 499 e 599 dólares em um contrato de dois anos com a operadora Cingular. O grande problema é que o usuário terá que tomar muito cuidado para não abusar na hora de ouvir suas músicas, ver vídeos ou navegar na web. A bateria continua sendo o calcanhar de Aquiles da Apple e promete até 5 horas de conversa/vídeo/navegação ou 16 horas de música. Não foi anunciado, porém, quanto tempo ele aguenta em stand-by.

Ah, uma última coisa: o iPhone foi um projeto tão secreto dentro da Apple que nem foi aprovado ainda pelo órgão que regula as comunicações nos Estados Unidos. Se passar pela aprovação, chega ao mercado estadunidense em junho, seguido de Europa (fim de 2007) e Ásia (2008).

Ou seja, por enquanto o aparelho ainda não deve funcionar no Brasil. :(