A vitória de Rocky Balboa, de revanche, contra Apollo Creed em Rocky 2 rendeu uma estátua de bronze. Na história de Rocky III (1981), são os cidadãos de Filadélfia que presenteiam seu mais ilustre pugilista com a obra. Tempos depois, Sylvester Stallone doou a estátua à cidade, sob a condição de que ela fosse devidamente exibida.

Já faz um quarto de século que a imagem ao lado se encontra do lado de fora da casa de show Spectrum, que fez parte do terceiro filme. Agora a prefeitura da cidade considera que ela merece um lugar melhor - e decidiu instalá-la na escadaria do Philadephia Museum of Art. Você conhece a escadaria. É o cenário do treinamento de Rocky no primeiro filme e maior local de peregrinação de fãs do personagem.

Acontece que a administração do museu e a Comissão de Arte da prefeitura não querem - afinal, a estátua não é nenhum Rodin. Um membro da comissão chegou a dizer que a obra sequer poderia ser considerada arte. Segundo o jornal Baltimore Sun, o caso virou polêmica municipal. A prefeitura e o museu tentam entrar em um acordo.

Não falta gente defendendo que a estátua tem todo o direito de ficar nos Rocky Steps, como o lugar já se eternizou.

(o)gradecimento: Alexsandro Rollim