O programador Tom Murphy, mais conhecido como “Tom 7” conseguiu fazer um feito curioso (ou uma “piada”, segundo o próprio): rodar Super Mario World, do Super Nintendo, em um Nintendinho original.

Tom fez isso utilizando o processo de “emulação reversa”, introduzindo um novo hardware ao cartucho do NES para permitir que ele se comunicasse com o console de formas diferentes.

Por meio de um minicomputador Raspberry Pi 3, a ROM do cartucho é capaz de transmitir e interpretar os dados para o console. Assim, com ajuda do hardware mais avançado, o NES consegue reproduzir algo que não conseguiria normalmente - como um jogo de um videogame mais avançado que o seu.

Tom faz uma explicação básica do processo - usando outro cartucho de Nintendinho como um proto-Power Point -, mas quem quiser ver o jogo em ação (piscando de tempos em tempos) pode pular para o minuto 17 do vídeo acima.

O programador também fez um vídeo bem mais técnico explicando o processo por trás deste projeto, que pode ser conferido abaixo.