Depois de 12 anos ininterruptos, a longa temporada de Rent sairá de cartaz na Broadway. A última apresentação do sétimo musical mais longevo da região dos musicais de Nova York acontecerá no dia 1º de junho no Nederlander Theatre.

Escrito por Jonathan Larson, Rent é uma reinterpretação da ópera La Boheme, de Puccini, adaptada para o cenário de Nova York no final dos anos 80 e início dos anos 90. O foco da história é em Mark, um cineasta, e Roger, um compositor portador do HIV que espera escrever uma última música antes de morrer. Vários dos personagens representam ícones do teatro, como a drag queen Angel e seu amante Tom, um gênio da informática também aidético, a ex-namorada de Mark, uma artista, e sua nova amante, uma advogada. O grupo, por sua vez, vive em choque com Benjamin Coffin III, proprietário do edifício que quer se livrar dos artistas sem dinheiro e construir um estúdio multimídia no local.

rent

None

Rent estreou no Nederlander em 29 de abril de 1996 depois de uma temporada de ingressos esgotados no New York Theatre Workshop, local classificado como parte do circuito alternativo Off-Broadway. Larson faleceu na véspera da estréia na Broadway, antes de Rent vencer todos os prêmios principais dedicados aos musicais, incluindo o Tony e o Pulitzer de melhor drama. Além de aclamado pela crítica, o musical somou mais de 280 milhões de dólares em renda somente na Broadway e 330 milhões em produções em cartaz em outras cidades, além de uma adaptação para o cinema em 2005.

O musical também significou o início da carreira de vários atores, entre eles Taye Diggs, Wilson Jermaine Heredia, Jesse L. Martin, hoje em Law & Order, Idina Menzel, Adam Pascal, Anthony Rapp e Daphne Rubin-Vega.