Em entrevista com o site VGC, Masayuki Onoue, diretor e programador da Game Freak, revelou que o estúdio atualmente tem priorizado a criação de jogos além de sua principal franquia, Pokémon.

"Há duas equipes de produção aqui, simplesmente chamadas de Production Team 1 e Production Team 2", disse. "Team 1 é totalmente dedicado ao Gear Project [projeto de desenvolvimento interno do estúdio], equanto o Team 2 é para as operações de Pokémon."

"O que isso quer dizer é que a Game Freak, como companhia, está priorizando o Gear Project, que é a equipe de produção um, mais do que Pokémon, em geral", continuou. "Estamos sempre tentando criar algo que é igualmente impressionante, ou mais impressionante que Pokémon."

Onoue, um veterano da série desde Pokémon Black & White, recentemente dirigiu seu primeiro projeto, o jogo de plataforma Giga Wrecker, e ressaltou a importância da mudança de ares ao desenvolver novos projetos.

"Quando você é um programador trabalhando em Pokémon, você é um de muitos. Porém, a experiência como diretor de Giga Wrecker abriu meus olhos para outros aspectos do desenvolvimento de jogos, incluindo usuários jogando ele."

"Gear Project me ajudou a me tornar mais criativo. Agora eu vi todo o processo de criação até o marketing e vender o jogo aos jogadores", explicou. "Agora posso trazer este conhecimento para a equipe de Pokémon e tentar criar algo diferente."

Além de Giga Wrecker, o Gear Project também resultou em games como HarmoKnight, Pocket Card Jockey e Tembo the Badass Elephant.

Além disso, além de Pokémon Sword & Shield, a Game Freak lançará outro exclusivo para o Nintendo Switch, o RPG Town.