Ubisoft entrou em acordo para que a Vivendi venda toda a sua participação no capital da publisher francesa.

A Vivendi, gigante de telecomunicações que já foi dona da GVT e Activision Blizzard, vai vender os 27,3% de participação que tinha na empresa, encerrando uma batalha de mais de três anos sobre o controle da dona de Assassin's CreedRainbow SixJust Dance.

A parte que pertencia a Vivendi será distribuida entre os fundadores do estúdio, os irmãos Guillemot, o plano de pensão Ontario Teachers, e a gigante chinesa Tencent, que também é dona da Riot Games (League of Legends) e da Epic Games (Fortnite).

Além da aquisição de ações, Tencent e Ubisoft firmaram um acordo de parceria a longo prazo.

Ao final da transação, a Vivendi não terá mais nenhum tipo de controle sobre a Ubisoft, e concordou também em não adquirir ações da publisher pelos próximos cinco anos.

Desde 2016, a Ubisoft corria o risco de sofrer uma aquisição hostil por parte da Vivendi. No mundo dos negócios, uma aquisição hostil é um evento em que uma empresa pode assumir o controle de outra contra a sua vontade. A empresa que está sendo comprada não deseja ser comprada, ou não deseja em particular ser adquirida pela companhia que faz a oferta. Isto só pode ser feito em empresas de capital aberto, com ações que podem ser compradas e vendidas em mercados de ações públicos.

Em contrapartida, os irmãos Guillemot iniciaram uma batalha pública para convencer acionistas da Ubi a não venderem suas partes da empresa para a Ubisoft.