Vício em jogos eletrônicos será considerado um transtorno mental pela 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID), documento em desenvolvimento pela Organização Mundial da Saúde - a CID mais recente é de 1992 e a nova edição está prevista para 2018.

A desordem é descrita como um padrão de hábitos de jogo persistentes ou recorrentes tão severos que ganham prioridade acima de saúde e outros interesses.

Entre os sintomas citados pela Classificação aparecem falta de controle sobre hábitos de jogo, aumento de prioridade ao videogame e o uso contínuo de jogos eletrônicos mesmo diante de consequências negativas.

Ainda assim, médicos citam cautela em relação ao tratamento da nova desordem. "É importante porque cria a oportunidade de tratamentos mais especializados. Coloca o problema no mapa como algo que deve ser levado a sério", comenta o médico britânico Richard Graham em entrevista à BBC.

"Mas pode também deixar alguns pais confusos, quando na verdade suas crianças são apenas gamers empolgados", comentou ele.