Um dos últimos detalhes que ainda não havia sido divulgado pela Sony sobre seu console de nova geração, a nova interface de usuário (UX) do PlayStation 5 foi finalmente revelada pela companhia nesta quinta-feira (15). Veja acima.

Apresentado por Hideaki Nishino, vice-presidente senior de planejamento e gerenciamento de plataforma, o vídeo demonstra uma série de novos recursos que serão integrados à interface, que prometem tornar experiências de jogo mais "envolventes, personalizadas e sociais".

A interface mostrada no vídeo, vale ressaltar, é uma versão pré-produção do software, o que significa que algumas mudanças ainda podem ocorrer antes do lançamento do console.

Um dos destaques da UX do PlayStation 5 é a nova Central de Controle, que permite que o jogador interaja com uma série de controles do console, incluindo os menus dos sistema, e que pode ser acessada através do botão PlayStation. 

Acessar a Central de Controle no PlayStation 5 não exige que o usuário saia do jogo ativo no momento, e dá acesso a uma série de atalhos, como um painel de notícias sobre jogos e a galeria de screenshots recentes do usuário.

A Central também traz uma série de cards relacionados ao jogo que está em reprodução e que são apelidadados de "atividades". As atividades são desenhadas para "remover barreiras e gameplay" e funcionam como atalhos para que o jogador salte rapidamente entre diferentes desafios, atividades, objetivos e fases dentro do jogo que está ativo no momento.

Reprodução/Sony

As atividades também funcionam como um guia em tempo real sobre como está o progresso do jogador em determinada fase do jogo. No exemplo mostrado no vídeo, de Sackboy: A Big Adventure, o card revela quais objetivos já foram cumpridos pelo jogador naquela fase e fornece uma estimativa de quanto tempo ele ainda precisará para terminá-la.

Os cards também podem incluir mini guias em vídeo para usuários que quiserem dicas para cumprir objetivos dentro de jogos.

O PlayStation 5 também traz novas opções de chat e interação social. É possível, por exemplo, assistir ao que seus amigos estão jogando em tempo real e sem deixar a sua própria sessão de jogo.

Reprodução/Sony

O console também permite janelas de chat persistentes, para que usuários conversem enquanto estão dentro de suas sessões de jogo – mesmo em jogos completamente diferentes. Os chats podem acontecer entre usuários de PlayStation 5, PlayStation 4 e pelo aplicativo mobile do PlayStation.

Na sequência, o vídeo mostra como funcionará o recurso de captura de screenshots e vídeo do console – que podem ser capturados em até 4K do PlayStation 5.

Reprodução/Sony

Por fim, o conteúdo mostra home do novo console, que será a página principal acessada pelo jogador ao iniciar um PlayStation 5 desligado.

A página reúne uma série de ícones e atalhos de jogos e do sistema, e inclui hubs de informações sobre cada um dos títulos no console. Há também um ícone para Loja do PlayStation e para uma aba chamada de Explore, que trará informações sobre títulos seguidos pelo jogador, sobre jogos instalados e sobre o ecossistema PlayStation no geral – esse recurso, vale ressasltar, não estará disponível em todas as regiões no lançamento.

No Brasil, o PlayStation 5 será lançado em 19 de novembro e chega com preços a partir de R$ 4.499O console chega em 12 de novembro a sete mercados: Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul.