Rumores de que a Sony pode estar trabalhando em um sucessor para o PlayStation VR ganharam força nesta semana com a revelação de uma patente recente da empresa para um novo controle de dispositivo de realidade virtual.

Registrada na última quinta-feira (13), a patente descreve um novo tipo de controle que detecta os movimentos da mão do usuário – e forma semelhante ao Valve Index – e inclui uma série de sensores para os dedos do jogador.

Segundo o documento, os sensores podem detectar "a proximidade ou o contato de um dedo" e emitem um sinal de detecção de dedo que indica o estado de proximidade ou contato do dedo".

O controle proposto conta ainda com uma alça lateral que pode permitir que o usuário prenda os controles nas mãos, mas mantenha os dedos livre – algo que, combinado com os sensores, pode ser usado para a simulação de mãos virtuais.

O registro da patente, é claro, não significa que o controle será de fato lançado pela Sony. Ainda assim, seu timing é bastante conveniente e em linha com a chegada do PlayStation 5, previsto para o final do ano. Com a nova geração do console, não seria difícil imaginar que a empresa esteja se preparando para o lançamento de uma segunda geração do PlayStation VR.