A Sony tem planos de manter o PlayStation 5 na ativa por um período entre cinco e sete anos — tempo que vem sendo a duração média de uma geração de consoles nas últimas décadas —, mas entende que a tecnologia de jogos por streaming pode se tornar o padrão no futuro.

Em entrevista à GQ Magazine, o CEO da divisão de Entretenimento Interativo da Sony, Jim Ryan, respondeu às incertezas sobre o fim do modelo tradicional de gerações previsto por alguns e reafirmou que, pelo menos nesta geração recém-iniciada, o atual PlayStation deve concluir seu ciclo completo.

“Parece que passei a maior parte do meu tempo na divisão PlayStation escutando as pessoas me dizerem que esta geração será a última porque alguma coisa fará o modelo de consoles redundante”, comentou. “Eu tenho certeza que essas pessoas são bem sábias e inteligentes, mas até agora isso não se provou correto”.

“Visto que estamos levando bem a sério o PS5, estou bem positivo sobre o que o futuro nos reserva nos próximos cinco, seis, sete anos e… depois disso, quem sabe o que vai acontecer? Eu acho que a nuvem provavelmente se tornará mais importante com o passar dos próximos anos, mesmo que existam desafios quanto aos modelos de negócios e tecnologia. Até que isso aconteça, vamos continuar nossos estudos e investimentos olhando para isso com muito cuidado”.

Tanto o PlayStation 3 quanto o PlayStation 4 tiveram ciclos de 7 anos antes de serem substituídos por um sucessor. O PlayStation 5 foi lançado mundialmente em 19 de novembro de 2020.