Com a chegada iminente da nova geração, publishers como a 2K Games, Activision e Sony Interactive Entertainment (SIE) já têm trazido seus próximos grandes lançamentos para o patamar de preço dos US$ 70.

O valor é dez dólares acima do preço que consumidores estavam acostumados a ver nos principais lançamentos da indústria dentro da atual geração de consoles, e é tido como um possível novo "padrão" para o PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Em uma reportagem publicada nesta terça-feira (10), no entanto, a Bloomberg revela que o valor poderia ter sido ainda maior em jogos da SIE Worldwide Studios.

Citando executivos que pediram por anonimato, a publicação afirma que, em determinado momento, a Sony chegou a discutir a possibilidade de levar preços além dos US$ 70 –, mas acabou decidindo pelo aumento de "apenas" dez dólares.

O motivo por trás da decisão, ou o valor alternativo que teria sido considerado pela publisher, não foram revelados.

O aumento do preço padrão de jogos é discutido na indústria há anos, sob os argumentos da escalada dos custos de produção de jogos AAA e da inflação. A nova geração marca a primeira escalada de preços padrão de lançamentos em 15 anos.

Jogos que já estão no novo patamar incluem a versão de nova geração de Call of Duty: Black Ops Cold War, de NBA 2K21, e dois jogos third-party do PlayStation 5: Demon’s Souls e Godfall. O aumento também foi observado no Brasil, onde os preços de alguns dos próximos jogos de nova geração chegaram aos R$ 349,90.

No caso da Sony, alguns dos jogos que estarão no PlayStation 5, mas também no PlayStation 4, não tiveram seus preços elevados ao novo patamar: Marvel's Spider-Man: Miles Morales está disponível por R$ 249,50 em sua versão padrão, enquanto Sackboy: Uma Grande Aventura é vendido por R$ 299,90.