PlayStation 5 terá uma reformulação completa em relação ao PlayStation 4, de acordo com Matt MacLaurin, vice-presidente de interface de usuário da marca.

Respondendo a comentários de outros usuários em seu perfil no LinkedIn (via ResetEra), McLaurin afirmou: "Muito poucos pixels foram mantidos da geração de PS4. O mais importante é a experiência de usuário ser medida em milissegundos ao longo de toda a interface de usuário".

Na publicação, já apagada, McLaurin também disse que os conceitos serão "bem diferentes" e a linguagem visual será "completamente nova", com uma "rearquitetura completa da interface de usuário".

Reformulações completas dos menus são uma constante das interfaces de PlayStation, com exceção da XrossMediaBar (XMB), que foi compartilhada entre PlayStation 3PSP.

Nas publicações, McLaurin também sugeriu que o PlayStation 5 pode ter diversas edições especiais. "Esse hardware é customizável em um nível no qual gerações passadas não eram", escreveu. O executivo também deu a entender que podemos ver uma versão totalmente preta do console no futuro: "teremos uma edição especial para todo mundo".

O PlayStation 5 será lançado no fim do ano, sem preço nem data confirmados.