FIFA 19 chegou com várias novidades para os fãs da franquia: novos estádios, licenciamentos e o modo Kick-off são algumas delas. Sam Rivera, produtor do game, falou um pouco mais sobre a evolução do jogo em relação ao ano passado, e comentou o famigerado problema com as bicicletas e chutes acrobáticos.

É comum que jogadores acertem bicicletas improváveis, muitas vezes conseguindo marcar o gol. Rivera concorda que o game está muito acrobático, mas explica que isso pode ser resolvido usando o botão L2 ou LT. Entretanto, ele pensa que esse tipo de finalização está sendo extremamente preciso, e afirma que esse aspecto já está sendo resolvido pelos desenvolvedores.

Rivera justifica a demora para consertar esse problema dizendo que o procedimento de criar patches é lento e complexo: "Às vezes o jogador pode se perguntar por que a EA não está consertando isso? O processo de criar patches envolve muitos testes. Algumas vezes, consertar alguma coisa não é tão simples. Ao mudar um elemento do jogo, outra coisa irá parar de funcionar".

O produtor, que é o principal responsável por receber o feedback da comunidade sobre o jogo, explica que tanto os jogadores profissionais quanto os casuais e novatos recebem atenção da EA quando um novo patch é construído: “Os pro players tem uma voz muito alta na comunidade, mas eles jogam o jogo de uma maneira muito mais avançada. Se fizéssemos o jogo apenas para eles, muitas pessoas não se divertiriam. Algumas vezes uma mudança pode não fazer sentido para uma pessoa, mas ela faz sentido para a maioria

De acordo com o produtor, o FIFA 19 procurou evoluir de duas maneiras, a primeira delas sendo a variedade de recursos que o game fornece:

É muito importante para nós que haja uma variedade em coisas que você pode fazer em FIFA, e ela vem em duas maneiras. A primeira delas está nos modos de jogo. Esse ano adicionamos o modo Kick-off e também colocamos coisas novas em modos de jogo que já tínhamos”, ele afirmou.

A segunda maneira, Rivera afirma, são os licenciamentos. Neste ano, FIFA 19 traz a Champions League, que pertencia ao rival PES até então, representando uma grande vitória da franquia nesse aspecto.

O Campeonato Brasileiro, entretanto, ainda não está presente no game, e Rivera não pôde dar uma previsão sobre a chegada dos times nacionais: “Infelizmente, eu não tenho uma boa resposta pra você nesse momento. O que eu posso te dizer é que todos os anos eles tentam conseguir o maior número possível de licenciamentos. Não é tão simples”.

No Brasil e na América do Sul como um todo, FIFA 19 está passando por um problema de conexão, segundo alguns jogadores. A hashtag #EAFIFAservidorAS foi criada para chamar a atenção da EA acima do caso.

O produtor não conseguiu explicar esse caso específico, mas justificou as dificuldades de conexão que FIFA sofre: “Por conta da natureza do jogo, muita informação precisa ser transmitida do console para o servidor. Outros jogos, como os de tiro, não precisam passar tantos dados. Por conta da natureza técnica de FIFA, onde você precisa saber exatamente o que cada jogador está fazendo, muita informação precisa ser enviada ao servidor, o que pode causar lag”.

Sam Rivera não revelou muito sobre surpresas e possíveis DLCs que FIFA 19 pode receber, mas vale a pena ficar de olho. O game já está disponível para PlayStation 4, PS3, Xbox One, X360, Nintendo Switch e PC. Clique aqui para ler nosso review.