God of War foi um sucesso de vendas e crítica, impressionando com a reinvenção de Kratos - mas nem sempre foi assim. Na Devcom, o diretor criativo Cory Barlog revelou que Shuhei Yoshida, presidente dos estúdios mundiais da Sony, ficou "horrorizado" com a primeira versão do jogo.

O diretor contou que um dos principais desafios no desenvolvimento do game era acertar no core loop, a sequência principal de ações que define o fluxo do gameplay: "Nos jogos anteriores, tivemos uma boa sensação logo no começo e construímos em cima disso. Dessa vez, não tínhamos nada que passava essa sensação".

Mesmo com um longo caminho pela frente, a equipe de Barlog teve de entregar uma demo antes da PlayStation Experience de 2017. "Yoshida aparece de vez em quando, mas não deixamos ele jogar. Se o jogo está pronto para ser jogado, nós damos o controle à pessoa, mas raramente fazemos isso", continuou Barlog. Não era o caso: Yoshida ia testar o game, estando pronto ou não.

Com um framerate "terrível", Yoshida jogava enquanto retraía os ombros e balançava a cabeça: "Eu definitivamente senti que não estava sendo o momento mais divertido de sua vida", brincou o diretor.

O veredito veio por meio de um amigo, que encontrou com Yoshida em uma festa e ouviu: "Ah, você está trabalhando em God of War? Tenho que dizer... eu o joguei alguns dias atrás. Eu fiquei horrorizado".

A reação do presidente não veio como surpresa para Barlog, que focou em acertar o core loop e subir o framerate. Quando Yoshida jogou pela segunda vez, o trabalho duro foi recompensado: "Ele não estava horrorizado. Foi super bom, empolgante".

God of War passou das 5 milhões de cópias vendidas e está disponível para PlayStation 4. Confira o primeiro episódio de nosso especial sobre a história de toda a franquia: