Sony está fora da E3 2020. Pelo segundo ano consecutivo - e pela segunda vez na história - a fabricante do PlayStation não estará na principal feira de games do planeta.

Em comunicado enviado ao site Gamesindustry.biza empresa japonesa justificou a decisão afirmando que a E3 "não é o principal local para a visão que a Sony quer focar neste ano". De acordo com a empresa, o foco para o ano de lançamento do PlayStation 5 é participar de eventos para o consumidor final. 

"Vamos construir nossa estratégia de eventos globais em 2020 participando de centnas de eventos para consumidores ao redor do mundo. Nosso foco é fazer os fãs se sentirem parte da família PlayStation e ter acesso a jogar seus conteúdos favoritos. Temos um line-up fantástico de jogos chegando ao PlayStation 4, e com o lançamento do PlayStation 5, estamos verdadeiramente esperando um ano de celebração com nossos fãs", diz o comunicado na íntegra.

Em 2019, a fabricante japonesa chocou a indústria ao anunciar sua ausência da E3, feira que ajudou a criar em 1995.

A E3, tradicionalmente, é um evento focado para a indústria, mas nos últimos anos abriu as portas ao público numa tentativa de se renovar frente a outros eventos de games ao redor do planeta.

A mudança de foco da E3, inclusive, têm dividido o mercado: além do PlayStation, nomes como a Electronic Arts também deixaram a feira, focando-se em eventos próprios. Outros, como a Microsoft, dobraram a aposta no evento, com conferências e line-ups numerosos.

A E3 2020 acontece de 9 a 11 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos.