Uma nova patente registrada pela Sony pode indicar que o PlayStation também deve ampliar suas investidas no mercado de streaming de games.

O documento, registrado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos na última terça-feira (14), pede autoria sobre um "sistema que combina estado gravado da aplicação com uma com uma aplicação de saída de vídeo interativo por streaming". Basicamente, é um serviço no qual o jogo roda em um servidor externo e é transmitido para a tela do usuário.

Vale registrar que a Sony já conta com um serviço de streaming, o PlayStation Now, que foi lançado em 2014. A patente pode ser interpretada como uma evolução do serviço, a tempo do lançamento do PlayStation 5.

A imagem também indica que o novo sistema terá compatibilidade com dispositivos como set-topboxes, Mac e dispositivos móveis, expandindo a oferta inicial do PS Now, atualmente disponível apenas para o PlayStation 4 e o PC.

Sony patente nuvem
USPTO/Reprodução

A patente também chega em um momento no qual outras empresas também se preparam para adentrar o mercado de games por streaming, como o Stadia, do Google, que chega no fim de 2019 nos EUA e Europa; e o xCloud, da Microsoft, que segue sem previsão de lançamento.