A Sony registrou recentemente duas novas patentes (via VG24/7 e Siliconera) focadas em realidade virtual (RV). Os documentos tinham sido apresentados no ano passado e retrasado, respectivamente; mas só foram divulgados neste mês pela companhia.

O objetivo é aumentar a imersão dos jogadores em títulos competitivos através do RV, bem como ampliar a conectividade social. Para tanto, a primeira das patentes prevê a possibilidade de assistir eventos de eSports ao vivo, mas interagindo virtualmente com o local da competição.

PlayStation VR
Sony/Siliconera/Reprodução

A tecnologia indica que os usuários poderão se inserir dentro das partidas que os amigos estão jogando, sendo um dos espectadores que fica no background de um estádio ou de uma pista de corrida, por exemplo.

A ideia é substituir os non-playable characters que ficam a paisana, pelos rostos dos amigos e familiares. Eles irão participar e assistir a partida deixando toda a "experiência mais divertida e envolvente".

PlayStation VR
Sony/Siliconera/Reprodução

Os amigos e familiares poderão escolher entre serem inseridos com representações realistas ou poderão escolher um avatar da PlayStation Home para assistir em tempo real a partida, via realidade virtual - ou ainda definir trechos pré-programados para aparecerem.

O outro documento por sua vez sugere que o jogador poderá assistir as partidas através de "assentos especiais fantasmas", pois serão projetados no local físico da competição, abraçando a experiência da maneira mais imersiva possível.

PlayStation VR
Sony/Siliconera/Reprodução

A tecnologia permitirá que o usuário mude o ângulo de visão da partida, uma vez que a realidade virtual recriará o local ao vivo da competição e, se houve outras pessoas usando headsets RV assistindo a mesma partida, os jogadores poderão visualizar um ao outro.

A patente não entra em maiores detalhes, mas para uma possível implementação das tecnologias, a Sony precisaria de servidores dedicados para capturar de forma estável e em tempo real o evento esportivo, retransmitindo-o nos headsets RV dos jogadores.

PlayStation VR
Sony/VG274/Reprodução

Curiosamente, algumas das imagens do documento também mostram que seria possível assistir transmissões de outros tipos de jogos através dos headsets de realidade virtual, permitindo aos espectadores mudar o ângulo de visão também.