Ken Kutaragi, ex-engenheiro da Sony e conhecido como pai do PlayStation, optou por uma nova área em sua carreira: aos 70 anos de idade, ele é CEO da Ascent Robotics Inc., empresa dedicada a criar robôs para auxiliar o trabalho humano em fábricas e centros logísticos. A decisão é curiosa por si só, mas ainda tem mais. Kutaragi não recebe salário por seu cargo, pois assim ele guardaria "capital precioso".

Em reportagem da Bloomberg, Kutaragi conta mais sobre o novo ramo: "A pandemia de COVID-19 colocou de ponta-cabeça o argumento de que robôs roubariam nosso trabalho. Agora está bem claro que, caso queiramos chegar em um novo normal, precisamos de mais robôs em nossas rotinas".

O primeiro protótipo da Ascent Robotics está programado para ficar pronto em aproximadamente um ano. A empresa também está trabalhando em um software de condução automobilística, visando carros inteligentes.

"Se você está planejando combinar robótica e mobilidade, você precisa ter alguém que entenda de tecnologia no comando", ele afirma. "O gerenciamento é difícil, mas foi assim com o PlayStation também. É algo no qual eu sou bom".

A trajetória de Kutaragi dentro da indústria de games é extensa e repleta de anedotas e casos que remetem ao seu temperamento difícil. Clique aqui para saber mais.