A história dos videogames tem alguns anos onde a produção é incrível. 2017 foi um desses, e provavelmente será lembrado por muito tempo no futuro. Outro ano vital para a história dos jogos é 1998.

Marvel vs. Capcom (12 de janeiro)

Há 20 anos, o mundo dos games recebia lançamentos que hoje são considerados clássicos, obras influentes em gêneros como ação, tiro em primeira pessoa e RPG. Muitas delas estão no rol dos melhores jogos de todos os tempos.

Resident Evil 2 (21 de janeiro)

Abaixo, confira os principais games que completam duas décadas em 2018 (e deixe nos comentários o seu favorito):

Final Fantasy Tactics (28 de janeiro)

Possívelmente o derivado mais famoso de Final Fantasy, Tactics brilha ao expandir o conceito de customização de classes criado em Final Fantasy V, criando um sistema maleável que permite loucuras como dar golpes de ninja a um mago do tempo. É um dos RPGs táticos mais importantes de todos os tempos.

Baldur's Gate (21 de dezembro)

Baldur's Gate é lembrado por revitalizar a cena de RPGs de computador nos anos 90, mas também foi o título que colocou a BioWare no mapa e serviu de base para o desenvolvimento de um estilo de RPGs que ganharia o mundo nos anos 2000 com Mass Effect e Dragon Age.

StarCraft (31 de março)

Além de ser um dos jogos de estratégia mais populares da história e ajudar a fazer da Blizzard uma gigante dos games, StarCraft também formou as bases de uma cena competitiva que se tornou o embrião dos eSports como conhecemos.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (23 de novembro)

Apenas o jogo mais bem-avaliado de todos os tempos. Precisa dizer mais?

Unreal (30 de abril)

Embora Unreal não seja tão cultuado como as demais nomes deste artigo, a tecnologia por trás de sua criação é importantíssima. O motor Unreal Engine, usado pela primeira vez neste título, virou a base de um dos sistemas de criação de jogos mais populares da atualidade.

Half-Life (19 de novembro)

Em uma época na qual a jogabilidade era a única coisa que importava em um game de tiro, a Valve provou que o gênero é capaz de contar histórias incríveis. Além disso, Half-Life também foi a base de outros títulos influentes que nasceram de criações da comunidade, como Counter-Strike, a popular versão do mod Team Fortress (que nasceu em Quake), entre outros.

Fallout 2 (30 de setembro)

Nos anos 1990, Fallout era um jogo muito diferente das versões que conhecemos hoje: a perspectiva de câmera e os sistemas de combate eram outros. Mas foi aqui que a franquia começou a ganhar a cara que a faria mundialmente aclamada nos anos 2000: a de um RPG distópico repleto de situações e personagens irreverentes.

Metal Gear Solid (21 de outubro)

A influência de Metal Gear Solid para os jogos é inestimável. A obra que tornou Hideo Kojima uma celebridade dos games revolucionou os jogos de ação furtiva e trouxe, há 20 anos, um estilo narrativo que pega emprestado elementos do cinema e, hoje em dia, é quase um padrão nos jogos de alto orçamento.