A Federal Trade Comission (FTC), órgão governamental dos Estados Unidos que controla os direitos do consumidor, anunciou que irá promover um seminário sobre loot boxes ainda em 2019, para que os consumidores possam se informar com maior profundidade sobre o tema.

A declaração veio em carta de Joseph Simons, um dos representantes da FTC, para a senadora Maggie Hassan, que já havia pedido uma investigação das loot boxes em novembro de 2018.

"Atualmente, estamos planejando um seminário público sobre loot boxes para o fim do ano, como uma opção que não envolva a aplicação da lei. Um seminário poderia prover um local para representantes que possuam uma alta variedade de perspectivas, incluindo organizações de defesa ao consumidor, grupos de pais e membros da indústria", diz a carta de Simons, fornecida pela Variety.

Em resposta à carta, Hassan aprovou a criação do seminário, mas deixou claro que ainda ficará de olho no desenrolar do caso: "Aprecio a dedicação contínua da FTC ao problema das loot boxes [...] Um seminário público sobre loot boxes é um passo na direção correta, e eu encorajo a FTC a continuar trabalhando com advogados, pais, gamers e membros da indústria para garantir que melhorias significativas sejam feitas para aumentar a transparência e a proteção dos consumidores em torno das loot boxes".

As loot boxes são alvo de investigação em uma série de países. Na Bélgica, por exemplo, os itens já foram banidos de games como Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive e FIFA 19.