Em uma iniciativa conjunta, as três maiores companhias da indústria de games para consoles - Nintendo, Microsoft e Sony - passarão a exigir que publishers e desenvolvedoras mostrem as probabilidades dos tipos de itens a aparecer em loot boxes.

O anúncio foi feito pela Entertainment Software Association (ESA), principal lobby da indústria da games, durante uma reunião com a Federal Trade Comission (FTC), órgão de fiscalização governamental dos EUA.

"A indústria de video games depende de criar e sustentar relações com nossos jogadores com base na diversão, mas tão importante na confiança", diz o comunicado da ESA.

Além das três grandes empresas, diversas publishers aceitaram as diretrizes, como Activision Blizzard, Bandai Namco, Bethesda, Bungie, Electronic Arts, Take-Two Interactive, Ubisoft, Warner Bros. Interactive e Wizards of the Coast. Algumas delas já divulgam os números de probabilidades nas suas loot boxes, enquanto outras planejam implementar este sistema até o fim de 2020.

"Acreditamos em transparência com consumidores, e em providenciar informações para suas decisões de compra", disse um representante da Microsoft ao site The Verge.

A Sony, por sua vez, comentou: "Apoiamos esforços da indústria ao exibir a probabilidade de obter itens virtuais randomizados, conhecidos como loot boxes, e temos o compromisso de providenciar consumidores com esta informação para todos os jogadores que desenvolvemos e distribuimos"

"Na Nintendo, garantir que nossos consumidores possam fazer escolhas informadas quando estão jogando nossos jogos é muito importante", disse um representante da empresa. "Como parte de nossos esforços contínuos nesta área, a Nintendo vai requerir a divulgação de níveis de drops em jogos de Nintendo Switch que ofereçam itens virtuais randomizados para compra, conhecido como loot boxes."