Nos últimos dias muitas pessoas foram pegas de surpresa com a suposta notícia de que uma atualização tinha tornado impossível jogar a demo P.T., criada por Hideo Kojima quando ainda trabalhava na Konami e lançada em 2014 para PlayStation 4.

O rumor surgiu a partir de uma tela divulgada por um usuário do fórum Reddit no último dia 26 de outubro que mostrava informações sobre o arquivo executável do jogo, exibindo ele na versão 1.01 e impossível de ser utilizado. A atualização teria sido lançada no dia 22 de outubro.

No entanto, muitas pessoas relataram que conseguiam ainda jogar a demonstração e que o arquivo não tinha sido atualizado para versão 1.01. Fizemos o teste em um console PS4 normal com a demo instalada e também conseguimos jogar P.T., sendo que uma checagem manual para atualizações não exibiu resultado positivo para o suposto patch 1.01.

Reprodução/Reddit

O mais provável é que tudo se trate apenas de uma brincadeira feita para assustar fãs do game - especialmente com a proximidade do Dia das Bruxas.

Ainda assim, o receio dos fãs não é totalmente sem fundamento. Quando lançado, P.T. revelou-se um teaser para Silent Hills, novo game de terror da Konami com desenvolvimento liderado por Kojima.

Contudo, após a conturbada saída de Kojima da empresa a demonstração foi removida da PlayStation Store e quem a apaga do console não consegue baixar novamente. A única maneira de jogar P.T. é ter o arquivo instalado desde a época em que ele saiu e não apagar.

Oficialmente, a Konami não se pronunciou sobre o assunto.