Hoje em dia, pensar em exclusivos da Microsoft como HaloGears of War ou Forza em plataformas concorrentes é impossível, mas pode acontecer no futuro, de acordo com Phil Spencer.

De acordo com reportagem do Wall Street Journal (via ResetEra) sobre a nova função de Spencer na empresa - agora, ele responde diretamente ao CEO da Microsoft, Satya Nadella -, agora ele tem mais "latitude" para alcançar jogadores em qualquer aparelho, em vez de apenas "usar jogos para fazer o Windows ter mais sucesso."

Isso, segundo o texto, significaria que títulos do Xbox poderiam aparecer em iPhones ou até mesmo no PlayStation 4. Atualmente, um jogo da Microsoft está no console da SonyMinecraft. A versão foi lançada em setembro de 2014, mesmo mês em que a desenvolvedora Mojang foi adquirida pela Microsoft.

[Atualização 7/11] No Twitter, o próprio Spencer comentou a matéria, afirmando que, por enquanto, o único jogo da empresa a aparecer em plataformas concorrentes deve ser Minecraft. "Não há planos para expandir isso no momento", escreveu. Confira:

Na mesma entrevista, Spencer disse que vendas de consoles são importantes, mas a empresa está mais focada em crescer suas divisões de software e serviços. Um dos exemplos é divulgar números de crescimento da Xbox Live, em vez das vendas totais de consoles, por exemplo.

A Microsoft já têm tomado alguns passos na retirada de barreiras exclusivas para jogar, como o programa Xbox Play Anywhere, que permite jogar um jogo no Xbox e no PC com uma única compra (e, de quebra, levou os exclusivos do XOne para o PC), e a implementação do multiplayer entre plataformas em Minecraft - exceto as da Sony.